13/07/2008

Dia do Rock! Beatles - Uma Lenda


Abbey Road é o 12° e penúltimo álbum dos Beatles lançado em 26 de setembro de 1969, levando o mesmo nome de uma rua de Londres onde ficavam os Abbey Road Studios. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records.

A Lenda

A famosa fotografia da capa do álbum foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road em 08 de agosto de 1969 e foi objeto de rumores e teorias de que Paul McCartney estaria morto, vítima de um acidente de moto em 67. Apesar de ter sido apenas uma brincadeira e puro marketing do grupo, a “lenda” ainda é assunto entre os beatlemaníacos. Na capa do LP os Beatles estão atravesando a rua em uma faixa de segurança que ficou marcada para sempre.
A foto conteria supostas “pistas” que dariam força ao rumor: Paul está descalço, fora de passo com os outros, está de olhos fechados, tem o cigarro na mão direita, apesar de ser canhoto, e a placa do carro estacionado é “281F” supostamente refere-se ao fato de que McCartney teria 28 anos se estivesse vivo. (If=se, em inglês. O “I” em “28IF” é realmente um “1,” mas isso é difícil de se ver na capa). Um contra-argumento é que Paul tinha somente 27 anos na época do lançamento do disco, embora alguns interpretem isso como “ele teria um dia 28 anos se ele estivesse vivo”.)
Os quatro Beatles na capa, segundo o mito “Paul está morto”, representam Jesus (John com cabelos compridos e barba e vestido de branco), o responsável pelo funeral (Ringo de terno preto), o Cadáver (Paul de terno e descalço como um corpo no caixão), e o coveiro (George vestido com jeans e uma camisa de trabalho). O homem de pé na calçada, à direita, é Paul Cole, um turista dos EUA que só se deu conta que havia sido fotografado quando viu a capa do álbum meses depois.
A faixa “Come Together” (Lennon/McCartney) é cantada por John. Os mais fanáticos alegam que as palavras da letra de “Come Together” remetem a Paul McCartney, o “suposto morto”.


Come together

Here come old flat top
He come groovin' up slowly
He got joo joo eyeballs
He want holy rollers
He got hair down to his knees
Got to be a joker
He just do what he please
He wear no shoeshine
He got toe jam football
He got monkey finger
He shoot Coca Cola
He say I know you, you know me
One thing I can tell you is
You got to be free
Come together, right now
Over me

He bag production
He got walrus gumboot
He got Ono sideboard
He one spinal cracker
He got feet down below his knees
Hold you in his armchair
You can feel his disease
Come together, right now
Over me

He roller coaster
He got early warning
He got muddy water
He one Mojo filter
He say one and one and one is three
Got to be good looking 'cause he's so hard to see
Come together right now
Over me

Come together, yeah
Come together, yeah

(The Beatles)
(fonte de pesquisa: sites Google e Vagalume)

Nenhum comentário: