26/09/2008

Máscaras


Cada ano põe em tua face
uma nova "máscara".
Neste, alegre; naquele indiferente;
noutro, triste; no vindouro,
talvez gesticulante e ridícula.
Cada ano põe em tua face
uma nova máscara, e passa...
Porém, teu "EU" impassível,
cuja fisionomia só os deuses conhecem,
sabe que "ELE não sorri,
nem chora, nem gesticula.
Teu "EU" ao ver-se no espelho, através das janelas
cada vez menos luminosas dos olhos,
diz a si mesmo:
"Eis aqui o novo véu com que a vida me descobriu."...
E segue pensando em outra coisa.
Muitas das tuas máscaras ficarão gravadas
por longo tempo nas fotografias.
Durarão mais do que merecem.
Porém, nenhuma jamais
foi a expressão exata de teu "EU".
Que isto te ensine a buscar nos homens
a fisionomia interior, a fisionomia escondida...
Às vezes, poderás dizer:
"Aqui estava um anjo e eu não sabia"

Por: Amado Nervo

Nenhum comentário: