21/03/2008

Pessanka



Pysanka, vem do verbo ucraniano pee-sank-ee, pysaty que significa escrever em ovos.
Pêssanka é a tradição de colorir ovos e esta arte era realizada pelos povos pagãos na época em que o Sol voltava triunfante após o inverno, eliminando a neve que cobria a terra. Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte a mais de 4.000 anos a.C.
O ovo simbolizava a criação da vida e era tido como símbolo de prosperidade.
Os povos antigos veneravam o Sol como Apolo e seu carro puxado por leões, e os ucranianos reconheciam no mesmo astro, o Dajbóh. A ele ofereciam homenagens, pois acreditavam que ele traria novamente luz e calor para a Terra. O verde substituiria o branco da neve, as flores voltariam a desabrochar, as árvores ofereceriam seus frutos novamente e o povo poderia trabalhar a terra para obter seu sustento.
O Solstício da Primavera era uma festa onde se acendia uma grande fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh. Deste dia em diante o povo estava em festa e oferecia seus presentes à divindade e, entre os mesmos estavam as pêssankas.
Nesta festa, as pêssankas também eram enterradas em oferecimento aos entes da natureza, em forma de agradecimentos pelas colheitas e também para firmar seus pedidos para que a terra continuasse fértil. Neste tempo anterior ao cristianismo, o povo tinha suas crenças voltadas para aquilo que via e sentia. Quando o cristianismo foi adotado como religião oficial, apesar dos pagãos aceitarem a mudança, não abandonaram seus antigos rituais como as Festas da Primavera. A solução encontrada pelo clero foi adaptar estes antigos costumes para símbolos cristãos, ou seja, permitiam que as tradições pagãs fossem mantidas, mas lhes incutia um simbolismo cristão. A antiga e tradicional Festa da Primavera, transformou-se na Páscoa cristã, por se tratar da mesma época. Os antigos festejos continuaram, mas mudava-se gradativamente o sentido da ocasião. O povo não deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos, mas o clero cristão fez com que se abandonassem as crenças nos entes da natureza. As pessoas passaram então a fazer pêssankas para dar aos parentes e amigos na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam para seus entes queridos.

Significados - Os ovos são decorados com um método batik (corante à base de cera). O trigo significa saúde; flores e pássaros, que lembram felicidade e primavera; o triângulo que nos tempos pagãos reunia ar, fogo e água e na era cristã lembra a Santíssima Trindade; galinhas e frangos simbolizam a fertilidade, galos ou folhas de carvalho lembram masculinidade e força. Pessoas idosas recebem pysanky com cores escuras e/ou sofisticados desenhos, pois sua vida decerto foi bastante movimentada; já as crianças recebem pysanky de cor predominantemente branca, pois sua vida ainda é uma página em branco.

Nenhum comentário: